sábado, 26 de novembro de 2011

Vitor Andrade

Victor Andrade Santos, nascido a 30/09/1995 em Aracaju (Sergipe), é o novo menino da vila e muitos o apelidam de o novo “Robinho”.
Victor Andrade tem um percurso futebolístico completamente contra natura. Inicia-se nas escolinhas do Grêmio de Aracaju e tenta a sua sorte no Vitória da Bahia durante 3 meses, de onde veio a ser dispensado.
Sem sucesso volta casa e após ser visto a jogar por Lula um ex-jogador que actuou como central do F.C.Porto. Inicia uma aventura sozinho pois a família não tinha como o acompanhar e viaja para Portugal com Lula para participar no Mundialito de Sub-12. Faz testes numa filial do Benfica a onde fica a jogar sendo várias vezes o melhor marcador dos Torneios de Aveiro e do Mundialito de Sub-12.
Consciente do talento, o Benfica tenta trazer os pais para Portugal e firmar como eles contractos de trabalho, mas a fama chega ao Brasil através de um programa televisivo e o Santos antecipa-se na jogada e rouba a jovem promessa Brasileira.

Avançado muito móvel, rápido e dotado de grande capacidade técnica. Um goleador nato que é quase sempre o melhor marcador nas provas que disputa. Joga com os 2 pés mas o direito é o mais forte. Pela humildade que põem em campo parece ter perfil para singrar também fora do Brasil, mas precisa de amadurecer e solidificar o seu futebol pois ainda é muito jovem.
Actualmente com 16 anos é mais uma das promessas do Santos que já tem uma cláusula de 50 milhões de euros. Desde pequeno que seu ídolo é o Robinho e é nele que se inspira como jogador. Segue-lhe as pisadas e talento não lhe falta para  poder fazer também uma bonita carreira.
Victor Goooolo

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Carlos FIERRO

Carlos Eduardo Fierro Guerrero, nascido a 24/07/1994, é um talento proveniente das camadas jovens do Club Chivas Guadalajara(México), que recentemente revelou Carlos Vela e Chicarito. Nos últimos dois anos, o avançado foi o responsável pela criatividade ofensiva das equipas das camadas jovens, recebendo alguns prémios de melhor jogador em vários torneios.
Carlos Fierro, joga habitualmente com a camisa 9 e combina mobilidade, oportunismo e bom posicionamento. Trata-se de um avançado de 1,74m, com um potencial tremendo. Joga simples e movimenta-se com grande inteligência e rapidez. Não tem medo de arriscar rematar à baliza e de ser feliz. Não sendo um Ponta de Lança fixo, marca muitos golos, deixa um perfume em campo que por vezes me faz lembrar Van Basten.  


Recentemente brilhou durante a vitoriosa campanha do seu país no Mundial de Sub-17 - comemorou o título e acabou como o Bola de Bronze da prova.
Deixem-no amadurecer e ganhar musculo e penso ser um dos avançados mais promissores da sua categoria, mas não sei se terá tempo pois já é assediado por muitos colossos como o Barcelona, Tottenham, e Rayo Vallecano.

"Fierro cravado"

domingo, 11 de setembro de 2011

Elias Figueroa

Elías Ricardo Figueroa nasceu dia 26 de Janeiro de 1988 em Paysandú no Uruguai.
O seu nome tem uma história engraçada pois o seu pai deu-lhe o mesmo nome que um central chileno da década de 70 que na altura chegou a ser considerado um dos melhores centrais do mundo.

Formado no Liverpool de Montevideu no Uruguai, destacou-se no Campeonato Sul-Americano de Sub-17 pelo Uruguai em 2005, conseguindo ir á final que perdeu com o Brasil , e onde foi o segundo melhor com 6 golos, logo atrás de Kerlon. Mais tarde no Mundial de Sub-17, foi considerado o melhor jogador do Uruguai, mas a sua equipa não passou da fase de gurpos.

Elías Figueroa é um avançado alto, possante com uma excelente estampa física com 1,87m e 81kg. Muito forte na área, classe e inteligência na forma de jogar. Possui boa técnica, boa desmarcação, é bom no jogo aéreo e tem instinto de matador.
Trata-se de um verdadeiro homem de área. Pelo seu tipo de futebol poderá ter uma fácil adaptação ao Futebol Europeu.

Chegou a prestar provas no Chelsea no tempo de José Mourinho, e recentemente o seu nome esteve associado ao Palermo de Itália, mas ao que parece terá sido o Atlético Mineiro a conseguir comprar uma boa parte do seu passe, depositando neste jogador muitas esperanças.

Ganso

Paulo Henrique Chagas de Lima, mais conhecido como Ganso nascido a 12 Outubro de 1989 em Ananindeua.

Tal como a maior parte dos craques brasileiros iniciou a sua carreira futebolística no Futebol de Salão, num clube chamado Tuna Luso Brasileira. Actualmente joga no Santos e é o Maestro da companhia Santista.

Muitos comparam-no a Zidane, mas parece-me ser um nº 10 um pouco diferente, mais apurado de técnica, mas pelo contrário menos presença em campo.
Ganso é um jogador que pauta muito bem o jogo, distribui com eficácia mas que ainda lhe falta tarimba para poder carregar a equipa ás costas quando as coisas correm mal á equipa. Excelente pé esquerdo, bom no timing de passe e com um bom remate. Joga e faz jogar oferecendo o que de melhor há para os avançados. Dizem os seus amigos ser reservado e com personalidade o que joga a seu favor.

A Europa clama por ele, será uma viagem inevitável em direcção á sua consagração final, mas na qual terá que ter um tempo de adaptação, pois jogar no campeonato Brasileiro não é a mesma coisa que jogar na Europa, onde o Futebol se joga a um ritmo mais elevado e onde o meio campo parece menor, tanta que é a pressão exercida no miolo, deixando quase sem espaço os criativos. Vai ter igualmente de aprender um pouco a defender ou pelo menos a fechar espaços.


Ganso o Maestro Santista

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Viktor Fischer

Nascido na cidade de Aarhus em 09/06/1994, o atacante Viktor Fischer tem sido tratado como a grande promessa do futebol Dinamarquês. Um dos destaques no Mundial de Sub-17 do México, e também já anteriormente no Europeu de Sub-17 recém disputado na Sérvia.

Mesmo sem ter conseguido o título Mundial e Europeu, as participações de destaque na selecção renderam-lhe frutos, tendo-se transferido do modesto FC Midtjylland para o Ajax mesmo quando já Chelsea e outros barões do futebol, lhe acenavam com contratos milionários.  Fischer espera crescer  e seguir os passos do compatriota Michael Laudrup com o qual sofre as inevitáveis comparações.

A princípio, a contratação é para reforçar as categorias de base do Ajax, mas, caso mantenha o faro de golo apurado, demonstrado nas selecções de base dinamarquesas, são 21 golos em 30 jogos, bem pode acontecer que Fischer possa vir a ser lançado na equipa principal do clube de Amsterdão.

Trata-se de um jogador muito versátil. Fischer pode actuar em todas as posições do meio para a frente. Grande qualidade no passe, habilidoso e detentor de um repertório variado de dribles. Possui também um potente remate com a pé direito o que lhe dá um índice de concretização bastante alto. Mas não há bela sem senão, Fischer é acusado no seu país de ser pouco disciplinado fora das 4 linhas, mas nada penso eu, que a escola do Ajax não possa corrigir.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Souleymane Coulibaly


Chama-se Souleymane Coulibaly nasceu a 26 Dezembro de 1994 em Anguededou Songon e,pelo seu poder de fogo destacou-se, sendo considerado a grande revelação do Mundial sub-17. O avançado da Costa do Marfim  a quem já chamam o novo Drogba, saiu da competição após a derrota por 3-2, não sem antes igualar a melhor marca de Sinama-Pongolle(imagine-se!!!) que em 2001 foi o melhor marcador da competição.

O jovem de 16 anos da Costa do Marfim tem conquistado a opinião pública com as suas exibições de sonho na competição, que decorre no México. Coulibaly marcou 9 golos em apenas 4 jogos.

Nesta altura surgem já muitos rumores de que o jovem, que pertence aos quadros do Siena de Itália, estará já referenciado como objectivo prioritário de alguns colossos europeus, como o Real Madrid.

Avançado rápido com técnica apreciável, explosivo e com grande poder de choque e grande mobilidade. Remate fácil e poderoso. Uma verdadeira bomba relógio capaz de furar defesas quando menos se espera.

É sem dúvida alguma o diamante africano mais valioso descoberta nos últimos tempos.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Kenneth Zohore

Kenneth Dahrup Zohore nasceu em 31 de Janeiro de 1994 e é natural de Copenhague. Iniciou os passos futebolísticos aos quatro anos de idade pelo Skjold, um clube de divisão inferior que se localiza em Nørrebro, distrito da capital Dinamarquesa.

Nascido na Dinamarca e com origem Marfinense, o jovem atacante Kenneth Zohore, do F.C Copenhague, tem tudo para crescer profissionalmente e actuar ao mais alto nível técnico, tendo em vista as óptimas actuações realizadas pela selecção de Sub-17 que despertaram interesse de Chelsea e Inter de Milão. Ele é, ainda, primo em segundo grau do craque Drogba, mas isso é meramente uma curiosidade que lhe poderá dar alguma visibilidade mas não talento.

Com 1,88 m e 96 kg, Zohore é um atacante possante que aparenta ser um atleta lento que joga apenas com a força. Enganam-se ele é um falso lento, levando em consideração o seu tamanho. Tem momentos de explosões que surpreendem os marcadores. É ainda um óptimo finalizador com o pé esquerdo, faz muito bem a função de ponta de lança e possui óptimo conhecimento de sua posição, em termos de técnica e de timing de desmarcação. Zohore é capaz de controlar a bola, driblar o adversário, e finalizar com um tiro preciso e poderoso.
Apesar das boas qualidades, ainda tem que melhorar alguns aspectos, como o remate de pé direito, o cabeceamento e, principalmente, o momento de decisão remate/passe. Mas como é óbvio ainda tem muita margem de progressão, trata-se de jogador de apenas 17 anos e ainda tem muito que evoluir.

Philipe Coutinho

Nascido no Rio de Janeiro, no dia 12 de junho de 1992, Philipe Coutinho, com apenas 16 anos  já tinha tudo acertado para ir para o Inter de Milão assim que atingisse a maioridade.

Cedo se percebeu que se estava perante um diamante em bruto pronto a ser lapidado.
Pouco tempo teve como profissional no Vasco da Gama e deixou saudades na capital carioca, tendo encantado os vascaínos desde as categorias de base, brilhando também com a camisa da seleção brasileira nos vários escalões,  rumando depois a Itália e conquistando uma das maiores torcidas daquele país jogando ao lado de alguns dos mais consagrados do mundo como Etoo e Milito. Hoje, Coutinho é o futuro da Inter e também do Brasil.


Philipinho como carinhosamente era chamado pelos amigos e colegas de clube, era inicialmente um avançado muito móvel, que alcançava quase sempre o titulo melhores marcadores por onde passava. Depois por inerência do destino recuou um pouco e aventurou-se no meio como um verdadeiro camisa 10. No meio de campo, Coutinho deixou de ser goleador para se tornar no dono da.

Dotado de grande capacidade técnica e muita mobilidade é um jogador muito criativo que carrega e pensa o ataque e que sempre que o deixam aparece a finalizar. Joga preferencialmente com o pé direito mas o esquerdo está longe de ser um ponto de apoio cego não enjeitando o remate com o esquerdo sempre que as condições assim o proporcionam. Jogador calmo já demonstra ser forte psicologicamente. Há quem o considere o sucessor natural de Káká na seleção brasileira.


Já é um talento a ter em conta e com um pouco mais de maturidade do futebol europeu poderá estar certamente entre os 10 melhores do mundo.
 bola

terça-feira, 21 de junho de 2011

Jean Carlos Chera

Jean Carlos Chera nasceu no dia 12 de Maio de 1995, na cidade de Sinop estado do Matogrosso no Brasil.

Chera já á algum tempo que é tratado como um craque, tendo mesmo contracto assinado com a marca desportiva Umbro a mesma que patrocina o Santos, clube brasileiro onde este jovem fez toda a formação e clube esse que lhe propiciou muitas das regalias que só alguns jogadores profissionais têm .

Apesar de ter apenas 16 anos o talento deste jogador já ultrapassou o oceano Atlântico, e clubes como o F.C. do Porto, o Sevilha, o Valência, o Maiorca, e mais recentemente o Milão e o Génova,  procuraram insistentemente os pais deste fenómeno oferecendo propostas milionárias, de modo a garantir o mais cedo possível a contratação deste jovem craque.

Seria provavelmente o sucessor de Ganso no Santos mas há muito que o seu pai, que é também o seu empresário tinha em mente outras ideias.
Recentemente parece ter sido o Génova de Itália que ganhou a corrida, clube pelo qual assinou o seu primeiro contrato profissional.

Como jogador é um clássico 10 desequilibrador nato com muita técnica e faro de baliza. Rápido e letal no 1 para 1. Não se pode dar espaço a este miúdo!!!.
Pode também ser o segundo ponta de lança, posição essa que não lhe é desconhecida.
Joga preferencialmente com o pé esquerdo com o qual faz maravilhas com a bola.

Se toda a máquina de marketing e empresários que o rodeiam o deixarem evoluir e crescer naturalmente poderá ser um dos grandes talentos mundiais


http://www.youtube.com/watch?v=J55RYygyDIQ&feature=related

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Douglas Costa

Douglas Costa de Souza nasceu no dia 14 de Setembro de 1990 em Sapucaia do Sul no Brasil.
Há quem lhe chame o novo Ronaldinho, talvez porque o estilo é parecido, a escola é a mesma e a posição também é semelhante.


Foi no Grémio que Douglas se iniciou nas camadas jovens tinha ele 13 anos.

Surge na na equipa A de Porto Alegre pouco depois de Anderson, ter saído rumo ao F.C. Porto e que está agora no Manchester United, assumindo um pouco o papel que este desempenhava na equipa do Grémio.

Presença habitual nas selecções jovens do Brasil, Douglas já treinou com os craques da selecção A.

O jovem médio, caracteriza-se por ser um jogador rápido e muito criativo, dotado de grande técnica e letal no passe colocando muitas vezes os avançados em posições privilegiadas para a finalização. No meio campo ofensivo pode ocupar várias posições pois joga bem com os dois pés embora o direito seja o de eleição. No Grémio era o verdadeiro camisa 10, embora por vezes aparecia como 8 fugindo ás marcações ou até mesmo como 6.

Ao contrário de outros jovens que são considerados promessas, Douglas Costa demonstra ser um jogador com os pés e cabeça bem assentes na terra não se envolvendo em grandes polémicas, demonstrando simplicidade e maturidade acima da média afirmando mesmo á imprensa brasileira «Não penso nisso, só tenho de jogar futebol. Não sou uma estrela».

Em 2010 transferiu-se para o Shakhtar Donetsk, numa jogada de antecipação do clube Ukraniano que venceu a concorrência de F.C.Porto, Manchester United e Inter de Milão que viam nele um potencial apetecível. Adaptou-se com relativa facilidade ao futebol Europeu,  tendo vindo a ser considerado pela critica como um jogador cerebral com uma margem de progressão ainda muito grande. Na minha opinião tem condições para servir um clube de outra dimensão.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Neymar da Silva Santos Junior

Começo neste blog por Neymar, pois neste momento é talvez o mais mediático de todos os futuros craques emergentes no futebol mundial actual.


Nasceu em 5 de Fevereiro de 1992 em Mogi das Cruzes, São Paulo Brasil e estreou-se na equipa principal do Santos com apenas 15 anos.


Agora com 19 anos Neymar é já apelidado no Brasil como o novo Robinho e no Santos, clube brasileiro onde joga tem já uma cláusula de rescisão de 45 milhões de dólares. No seu clube é já uma estrela, vive rodeado de fotógrafos, dá autógrafos aos seus inúmeros fãs. Tem já vários contratos de patrocínio assinados inclusive com a marca desportiva Nike.


Como jogador é um avançado bastante móvel, dotado de grande técnica e imprevisibilidade talvez venham daí as comparações a Robinho que também ocupou terrenos semelhantes no mesmo clube. A nível de personalidade infelizmente e talvez devido ao mediatismo e juventude, ainda deixa um pouco a desejar pois tem demonstrado por vezes imaturidade e indisciplina. Precisa de crescer um pouco mais pois senão poderá ser mais uma promessa brasileira que não se afirma no futebol Europeu.


Actualmente no Santos actua preferencialmente em 4-3-3, mais descaído para a esquerda, flectindo muitas vezes para o centro do terreno procurando o remate frontal, uma tabela ou um passe a rasgar a defesa. Mas não pode ser visto como extremo pois ele é muito mais do que o jogador que vai á linha cruzar para o avançado, atrevo-me mesmo a dizer que essa filosofia acabaria com o seu brilhantismo.


Pode jogar também como segundo ponta de lança enquadrado numa táctica de 4-4-2, embora actualmente não seja muito frequente, nas camadas jovens actuava muitas vezes nessa táctica atrás do ponta de lança com muita mobilidade e fazendo passes para golo e rasgos individuais.


Neymar já é disputado por vários clubes europeus como Real Madrid, Barcelona,  Manchester United, Chelsea entre outros, podendo ser a grande transferência deste defeso. 


É uma jovem promessa que vive e respira futebol, com uns pés abençoados por Deus. Mais um extraordinário talento a emergir no Futebol Brasileiro.