domingo, 11 de setembro de 2011

Elias Figueroa

Elías Ricardo Figueroa nasceu dia 26 de Janeiro de 1988 em Paysandú no Uruguai.
O seu nome tem uma história engraçada pois o seu pai deu-lhe o mesmo nome que um central chileno da década de 70 que na altura chegou a ser considerado um dos melhores centrais do mundo.

Formado no Liverpool de Montevideu no Uruguai, destacou-se no Campeonato Sul-Americano de Sub-17 pelo Uruguai em 2005, conseguindo ir á final que perdeu com o Brasil , e onde foi o segundo melhor com 6 golos, logo atrás de Kerlon. Mais tarde no Mundial de Sub-17, foi considerado o melhor jogador do Uruguai, mas a sua equipa não passou da fase de gurpos.

Elías Figueroa é um avançado alto, possante com uma excelente estampa física com 1,87m e 81kg. Muito forte na área, classe e inteligência na forma de jogar. Possui boa técnica, boa desmarcação, é bom no jogo aéreo e tem instinto de matador.
Trata-se de um verdadeiro homem de área. Pelo seu tipo de futebol poderá ter uma fácil adaptação ao Futebol Europeu.

Chegou a prestar provas no Chelsea no tempo de José Mourinho, e recentemente o seu nome esteve associado ao Palermo de Itália, mas ao que parece terá sido o Atlético Mineiro a conseguir comprar uma boa parte do seu passe, depositando neste jogador muitas esperanças.

Ganso

Paulo Henrique Chagas de Lima, mais conhecido como Ganso nascido a 12 Outubro de 1989 em Ananindeua.

Tal como a maior parte dos craques brasileiros iniciou a sua carreira futebolística no Futebol de Salão, num clube chamado Tuna Luso Brasileira. Actualmente joga no Santos e é o Maestro da companhia Santista.

Muitos comparam-no a Zidane, mas parece-me ser um nº 10 um pouco diferente, mais apurado de técnica, mas pelo contrário menos presença em campo.
Ganso é um jogador que pauta muito bem o jogo, distribui com eficácia mas que ainda lhe falta tarimba para poder carregar a equipa ás costas quando as coisas correm mal á equipa. Excelente pé esquerdo, bom no timing de passe e com um bom remate. Joga e faz jogar oferecendo o que de melhor há para os avançados. Dizem os seus amigos ser reservado e com personalidade o que joga a seu favor.

A Europa clama por ele, será uma viagem inevitável em direcção á sua consagração final, mas na qual terá que ter um tempo de adaptação, pois jogar no campeonato Brasileiro não é a mesma coisa que jogar na Europa, onde o Futebol se joga a um ritmo mais elevado e onde o meio campo parece menor, tanta que é a pressão exercida no miolo, deixando quase sem espaço os criativos. Vai ter igualmente de aprender um pouco a defender ou pelo menos a fechar espaços.


Ganso o Maestro Santista