O seu nome tem uma história engraçada pois o seu pai deu-lhe o mesmo nome que um central chileno da década de 70 que na altura chegou a ser considerado um dos melhores centrais do mundo.
Formado no Liverpool de Montevideu no Uruguai, destacou-se no Campeonato Sul-Americano de Sub-17 pelo Uruguai em 2005, conseguindo ir á final que perdeu com o Brasil , e onde foi o segundo melhor com 6 golos, logo atrás de Kerlon. Mais tarde no Mundial de Sub-17, foi considerado o melhor jogador do Uruguai, mas a sua equipa não passou da fase de gurpos.
Elías Figueroa é um avançado alto, possante com uma excelente estampa física com 1,87m e 81kg. Muito forte na área, classe e inteligência na forma de jogar. Possui boa técnica, boa desmarcação, é bom no jogo aéreo e tem instinto de matador.
Trata-se de um verdadeiro homem de área. Pelo seu tipo de futebol poderá ter uma fácil adaptação ao Futebol Europeu.
Chegou a prestar provas no Chelsea no tempo de José Mourinho, e recentemente o seu nome esteve associado ao Palermo de Itália, mas ao que parece terá sido o Atlético Mineiro a conseguir comprar uma boa parte do seu passe, depositando neste jogador muitas esperanças.

